
Com muitos já devem saber, a Bíblia não está escrita exatamente na ordem dos acontecimentos. Mas existe uma Bíblia, a cronológica, escrita segundo a ordem dos acontecimentos. Achei muito legal. E seria mais ou menos assim:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus (João 1:1,2).
Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus (Salmo 90:2)
No princípio Deus criou os céus e a terra (Gênesis 1:1).
Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada!
Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você, que dizia no seu coração:”Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subireis mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo.”
Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!
Os que olham para você admiraram-se da sua situação, e a seu respeito ponderam:
“É esse o homem que fazia tremer a terra, abalava os reinos, fez do mundo um deserto, conquistou cidades e não deixou que os seus prisioneiros voltassem para casa?”-(Isaías 14:12-17)
Você estava no Éden, no Jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda, seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. Por meio de seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei, humilhado, para longe do monte de Deus, e o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes. Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirarei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis. Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando (Ezequiel 28:13-18).
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo (Gênesis 1:2).
Olhei para a terra, e ela era sem forma e vazia; para os céus, e a sua luz tinha desaparecido. Olhei para os montes e eles tremiam; todas as colinas oscilavam. Olhei, e não havia mais gente; todas as aves do céu tinham fugido em revoada. Olhei, e a terra fértil era um deserto; todas as suas cidades estavam em ruínas por causa do Senhor, por causa do fogo da sua ira (Jeremias 4:23-26).
Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, e fundou-a ; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro (Isaías 45:18)
Esta é a história das origens dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: quando o Senhor Deus fez a terra e os céus (Gênesis 2:4),
E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Disse Deus :”Haja luz, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia (Gênesis 1:2-5).